
O programa Celular Seguro, criado pelo governo Lula, passará a notificar, via mensagem, usuários sobre celulares furtados ou roubados que forem habilitados em novas linhas. As notificações, enviadas por WhatsApp ou SMS, alertarão sobre o status do dispositivo e orientarão a devolução na delegacia. A medida visa combater o furto, roubo e comercialização de aparelhos roubados, além de possibilitar sua recuperação. A ação se tornou viável através de uma parceria entre operadoras de telefonia e a Anatel.
A nova funcionalidade integra dados para ajudar a localizar dispositivos roubados e prevenir crimes relacionados a celulares.
Com a medida, o governo pretende coibir não só o furto e o roubo dos aparelhos, mas a comercialização deles. A ideia também é recuperar os dispositivos.
Funcionalidades do Celular Seguro
O Celular Seguro oferece duas opções principais para os usuários: o bloqueio total e o modo recuperação. No bloqueio total, o aparelho é inutilizável, com o IMEI bloqueado, enquanto no modo recuperação, o celular pode ser reabilitado com a instalação de um novo chip, desde que o furto não tenha sido criminoso.
Além disso, a iniciativa faz parte de um esforço maior do governo para combater o crime organizado, com a análise de um projeto de lei que aumenta a pena para receptação qualificada. O aplicativo já tem recebido grande adesão, com milhares de downloads.