
Importante modal para o transporte de commodities no Nordeste, a Ferrovia Transnordestina está cada vez mais perto de interligar o estado do Piauí com o Porto do Pecém, no Ceará. Nesta quinta-feira (5), foi assinada a ordem de serviço para o início da construção do lote 8 da ferrovia, com investimento de R$ 1 bilhão. O valor está incluído no aditivo de R$ 3,6 bilhões proveniente do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), instrumento de política pública vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para impulsionar o desenvolvimento econômico do Nordeste.
A assinatura ocorreu no município de Baturité (CE), uma das localidades a ser atravessada pelo lote 8, além dos municípios de Quixadá, Itapiúna e Capistrano, ao longo de 46 km. Participaram da cerimônia o ministro dos Transportes, Renan Filho, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e autoridades locais. “Essa é mais uma obra que estava parada e foi retomada pelo presidente Lula. Com esse governo já abrimos, contando com o dia de hoje, oito lotes na Transnordestina. São mais de 3 mil trabalhadores atuando nessa construção, e essa nova obra ainda número ainda deverá gerar até mil novos empregos”, afirmou o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
A contratação do novo trecho inclui a construção de três pontes, dois viadutos e quatro passagens de nível, com previsão de início das obras em até 45 dias após a assinatura do contrato. Atualmente, cinco outros lotes (4, 5, 6, 7 e 11) já estão em execução, abrangendo a região central do estado e o acesso ao Porto do Pecém. Com a contratação do lote 8, restarão apenas os lotes 9 e 10, totalizando 97 km, para a conclusão da fase 1 da ferrovia (sinalizada no mapa abaixo). A previsão é que esses trechos finais sejam contratados em 2025.
“Esse é o maior projeto de infraestrutura do Nordeste brasileiro e traz uma nova esperança. Quando a Ferrovia Transnordestina estiver pronta, Baturité, o Piauí e o Ceará serão uma região com mais oportunidades de crescer. Vamos terminar essa obra. Essa é a determinação do presidente Lula”, destacou o ministro dos Transportes, Renan Filho, na cerimônia de assinatura.
Até o momento, já foram concluídos 676 km de trilhos da linha principal da fase 1. Somando-se aos 235 km atualmente em obras e aos 46 km do novo lote, o projeto alcança 281 km em execução — o que representa cerca de 75% de avanço físico da primeira etapa, cuja conclusão está prevista para 2027.
A ferrovia está sendo preparada para iniciar sua fase de comissionamento em 2025, com os primeiros transportes de cargas — como soja, farelo de soja, milho e calcário — partindo do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí até o centro-sul do Ceará e regiões de Pernambuco.
Trecho Pernambucano
Em entrevista ao programa Bom dia, Ministro, nesta quinta-feira, Waldez Góes reforçou que o avanço da Transnordestina está garantido graças às articulações com o Congresso Nacional para viabilizar novos investimentos — como o leilão das cotas escriturais do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor), que angariou R$ 800 milhões para a ferrovia.
“O ministro (da Casa Civil) Rui Costa deve encaminhar um projeto de lei para o Congresso a fim de autorizar o investimento desses recursos na Transnordestina. A expectativa é que até o início de julho façamos um evento para liberar esse investimento para a obra”, ressaltou.
Já o trecho da ferrovia que interliga o município de Salgueiro ao Porto de Suape, em Pernambuco, conta com outro orçamento desde que foi incluído no Novo PAC para ser retomado. A partir do segundo semestre deste ano, serão publicados os editais para a contratação das empresas que darão continuidade às obras. O orçamento previsto para finalizar os lotes SPS 04 (Custódia–Arcoverde, com 73 km) e SPS 07 (Cachoeirinha–Belém de Maria, com 53 km) é de R$ 450 milhões.
O ramal pernambucano da Transnordestina tem 544 quilômetros de extensão e foi retirado do projeto sob responsabilidade da Transnordestina Logística S. A. (TLSA) em 2022.
Fonte: Brasil 61